14 de setembro de 2004 - 10:12

Ministra defende política de cotas em concursos públicos

A ministra da Secretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, disse que uma das principais atividades desenvolvidas pela secretaria está relacionada às comunidades quilombolas. Ela destacou a regularização dos títulos de propriedade das terras a e melhoria das condições de habitação, saúde e educação dessas comunidades.

De acordo com a ministra, existem 743 comunidades quilombolas em todo o Brasil, das quais 22 só no estado do Rio de Janeiro. A ministra afirmou que é a favor da política de cotas nas universidades, e que existem estudos na da própria secretaria para a adoção do sistema em órgãos públicos.

“Estas vagas seriam destacadas no próprio concurso público e o percentual da cota deve variar de acordo com cada estado, levando em consideração a quantidade de negros que nele habita. Já existem experiências em curso em alguns governos municipais. Isso não quer dizer que algo será realizado em breve - por enquanto, ainda estamos testando essa idéia", disse Matilde Ribeiro.

A ministra fez palestra na reunião do Conselho Empresarial de Responsabilidade Social, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro.
 
APn