2 de maio de 2007 - 14:55

Artesãos do Estado participam de feira no Rio Grande do Sul

Dos dias 4 a 13 de maio, acontece em Porto Alegre, no Parque Esportivo da PUC, a 17ª Feira Internacional de Artesanato – Feiarte, o principal evento do ramo realizado no Brasil, que reúne o melhor do artesanato de cinco continentes e a produção dos estados brasileiros. Em sua última edição, 65 mil compradores, de 26 países e 21 estados, fizeram negócios, representados por suas associações, microempresas e órgãos públicos e privados de fomento e incentivo à produção artesanal, delegações oficiais dos países e artesãos individuais.


O objetivo da Feiarte é incentivar o intercâmbio cultural, técnico e comercial entre artesãos e visitantes, possibilitando ao público conhecer o que há de melhor em diversas culturas, incluindo, além do artesanato, a culinária, os costumes e as danças típicas.

Pela primeira vez o artesanato sul-mato-grossense será divulgado e comercializado em terras gaúchas. Participarão do evento a Associação de Artesanato de Mato Grosso do Sul – Artems, a Federação dos Artesãos de Mato Grosso do Sul – Fenarte, o Sindicato dos Artesãos de Mato Grosso do Sul – Sinart e União Estadual dos Artesãos de Mato Grosso do Sul – Uneart. Na feira os produtos destas instituições serão promovidos no atacado para os lojistas e no varejo para o consumidor final.

 

O objetivo dos participantes estaduais é “demonstrar qualidade, já que possuímos materiais e peças diferentes”, afirma a representante da Uneart, Magali Ono. A artesã, que apesar de estar apreensiva com a receptividade dos visitantes da feira, confia na capacidade do artesanato regional e suas peculiaridades.

 

A ação apoiada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso do Sul, irá contemplar artesãos de todos os projetos de artesanato do Sebrae/MS. “O benefício para essas instituições, além da sua divulgação e venda de produtos, é o acesso direto a novos mercados internos e externos”, lembra o gestor do projeto de Artesanato na instituição, Fabio Lapuente.

 

 

 

 

Fátima News