14 de setembro de 2004 - 09:22

Golfo do México e EUA se preparam para o Ivan

O poderoso furacão Ivan voltou-se para o Golfo do México hoje, a caminho da costa dos Estados Unidos, com ventos de 260 km/h. De acordo com o Centro Nacional de Furacões (CNF) de Miami, o Ivan deve chegar à costa mexicana nas próximas 24 horas e à região de Nova Orleans na noite de quarta-feira.

O Ivan, que atingiu o grau máximo na escala Saffir-Simpson, deve enfraquecer levemente durante as próximas 24 horas, mas mesmo assim os meteorologistas acreditam que poderá ser uma das tempestades mais intensas já vistas no Golfo. Os ventos com força de furacão se estendem em um raio de até 160 quilômetros do seu centro e os ventos com força de tempestade tropical chegam a até 325 quilômetros.

Muitos moradores das costas mexicana e americana começaram a proteger suas casas e a fazer planos de retirada. Está vigente uma vigilância de furacão para a parte norte da costa do Golfo do México, desde Morgan City, Louisiana (sul dos EUA), até o leste, St. Marks, Flórida, incluindo Nova Orleans. No México, foram evacuadas cerca de 5 mil pessoas das ilhas caribenhas de Holbox, Contoy, Ilha Blanca e Palo Bravo, no extremo nordeste da Península de Yucatán.

Outras centenas de moradores foram evacuados da turística ilha de Cozumel e de localidades costeiras de Quintana Roo e do vizinho Estado de Yucatán. Cerca de 30 mil turistas permanecem em seus hotéis em Cancún, na ilha Mujeres e em outros balneários da região, já que os aeroportos da região foram fechados. Além disso, as petroleiras Chevron-Texaco, BP e Shell anunciaram a evacuação dos funcionários não essenciais de suas plataformas no Golfo do México.

Cuba
O furacão Ivan atingiu Cuba ontem, provocando inundações, deslizamentos e danos materiais. Não há informações de vítimas na ilha após a passagem da tempestade, a mais forte registrada no país.

Em sua passagem pelo Caribe e pelas Antilhas este furacão já causou a morte de 69 pessoas.

 

Terra Redação