30 de abril de 2007 - 10:27

No Brasil, 400 mil crianças trabalham em serviços domésticos

 

Principal ocupação das mulheres no Brasil - empregando 17,5% das trabalhadoras brasileiras -, os serviços domésticos não costumam oferecer nenhum tipo de segurança. A maioria das domésticas está na informalidade e a atividade é também a porta de entrada para crianças no mercado de trabalho.

Em um setor que desrespeita os direitos das trabalhadoras adultas - 27,5% delas recebem menos de um salário mínimo -, a situação das crianças pode ser ainda pior: há menores trabalhando em serviços domésticos por salários de até R$ 30 por mês. Segundo um levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 400 mil crianças brasileiras, a grande maioria meninas, fazem algum tipo de trabalho doméstico por pouco dinheiro.

É o caso da menina Elizabeth, de 15 anos, que vive no Recife (PE) e recebe R$ 30 mensais para cuidar do filho de uma vizinha. Além disso, ajuda a tomar conta dos irmãos menores em casa. Elizabeth está dois anos atrasada na escola. Ela segue o caminho profissional da mãe, que tem 44 anos, sempre trabalhou como doméstica e nunca teve carteira assinada.

 

 

 

TV Morena