14 de setembro de 2004 - 09:12

Receita Federal do Estado excluiu mais de 500 empresas

 

A Receita Federal em Mato Grosso do Sul já excluiu mais de 500 empresas do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos (Simples). Mas nem todos os excluídos são devedores. Tem empresário perdendo o benefício por que não enquadra na legislação do sistema.

Márcio Roberto dos Santos trabalha há 12 anos com serviço de manutenção e reparação de veículos. Há três anos abriu a própria mecânica. Optou pelo sistema integrado de pagamento de impostos e contribuições das microempresas. Agora recebeu a notificação de que está sendo excluído do Simples e discute com o contador como não ser prejudicado. "Com a exclusão 'tô morto'. Posso fechar as portas, depedir os funcionários e trabalhar sozinho", disse. O contador de Santos explica que a contribuição com o Simples, o dono do estabelecimento contribuía com uma alíquota sobre o faturamento da empresa de 4,5%, com a exclusão esse índice vai para 12,5%. 

A Receita Federal também está excluindo do sistema empresas que estão em débito. Mas nesse caso, durante o mês de setembro, é possível negociar a dívida e regularizar a situação.

 

TV Morena