14 de setembro de 2004 - 07:53

Ministro anuncia queda das taxas de juros de recursos livres

O Ministro Roberto Rodrigues anunciou ontem (12-9), durante o 1º. Agriforum, evento coordenado pela IT Mídia, um acordo com o Banco do Brasil prevendo a redução das taxas de juros dos recursos livres da ordem de 3,5% a 4%. “A nova taxa, que deve girar em torno de 1.3 a 1.7 pontos, está em vigor a partir de hoje”, afirma o Vice-Presidente do Banco do Brasil, Ricardo Conceição.

Segundo Rodrigues, “a medida foi tomada para custear a nova safra e vai beneficiar todo o mercado”.

Durante sua palestra ontem no 1º Agriforum, para um público composto por 80 agro empresários brasileiros, o ministro também anunciou novidades na gestão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Rodrigues já iniciou estudos para criar uma Secretaria de Planejamento Estratégico, a fim de desenvolver uma área de inteligência e gestão que antecipe os problemas e norteie o governo. A subpasta terá como atribuição, entre outras, gerenciar melhor as informações do mercado e também padronizar os diversos acordos sanitários.

O ministro Roberto Rodrigues aproveitou o contato com os empresários do setor para alertar sobre o posicionamento dos produtores. "Saiam da defensiva, invistam em marketing e na imagem do agronegócio", pediu.

Sobre o 1º Agriforum

Em iniciativa pioneira no segmento, a IT Mídia realiza o 1º Agriforum, evento que vai envolver toda a comunidade de líderes do agronegócio brasileiro e que terá como foco principal os setores de grãos e carnes. E acontece entre os dias 11 a 15 de setembro, no Hotel Transamérica, Comandatuba/BA

O 1º Agriforum reúne os 60 maiores produtores rurais (agricultores e pecuaristas), 20 presidentes das principais cooperativas do Brasil, e os principais executivos das empresas fornecedoras de insumos, equipamentos e serviços.

O 1º Agriforum tem como objetivo entreter o mercado do agronegócio brasileiro, por meio de um fórum de discussões, que desenvolvido para estabelecer relacionamentos entre os principais produtores e fornecedores. “Acreditamos que o Agriforum será o mais valioso evento do agronegócio brasileiro, pois vai defender a competitividade do produtor rural brasileiro, contribuindo para a aliar tecnologia, aumento de produtividade e eficácia na comercialização e administração. Queremos levar para esse segmento o conceito de “gestão integrada”, comenta Silmar César Muller, vice-presidente da unidade de agronegócios da It Mídia.

 
Agência Popular