26 de abril de 2007 - 14:52

Qualidade da educação está abaixo da média nacional em MS

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje, dia 26, um indicador que revela a realidade do ensino público em todo o país. Foi calculado um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com uma escala que vai de 0 a 10. Nesta escala, a média nacional ficou em 3,8. Mato Grosso do Sul ficou com 3,2, abaixo da média do País.

 

O objetivo é traçar metas para melhorar a qualidade da educação até 2021. O governo estabeleceu que daqui a 15 anos o Brasil precisa atingir o índice 6 nas primeiras séries do ensino fundamental. Com esse patamar, segundo o MEC, os brasileiros terão um sistema educacional com qualidade semelhante a de países desenvolvidos. Em Mato Grosso do Sul a meta é de alcançar os 5,5.

 

O chamado Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) será um instrumento para verificar o cumprimento das metas do Compromisso Todos pela Educação e é um dos principais pontos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Para cada modalidade de ensino, foi calculado um Ideb diferente, assim como para cada estado e município.

 

Os dados mostram que, das 27 unidades federativas, apenas sete têm o Ideb acima da média nacional: Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Goiás.

 

Os números foram calculados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) com base no rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e nas médias de desempenho dos alunos em dois exames: Sistema Nacional de Avaliação Básica (Saeb) e Prova Brasil.

 

Veja abaixo a tabela completa com o Ideb de cada estado e a meta estipulada pelo Ministério da Educação:

 

1ª fase do ensino fundamental (1ª a 4ª série)

 

Unidades da Federação

Ideb 2005

Meta 2021

Brasil

3,8 

6,0 

Paraná 

5,0 

6,9