14 de setembro de 2004 - 07:45

3ª ExpoRio recebeu público de 60 mil pessoas

A 3ª ExpoRio (Exposição Agropecuária e Industrial de Rio Brilhante), promovida pelo CTG Tropeiro Velho, que tem como patrão o agropecuarista Alceu Vicensi, juntamente com o Sindicato Rural de Rio Brilhante, presidido pelo também agropecuarista Rubens Theodoro de Lima, reuniu um público em torno de 60 mil pessoas em sete dias de exposição. Iniciada dia 6, encerrando no domingo, 12, o evento reuniu mais de 90 expositores na área do CTG Tropeiro Velho, movimentando, aproximadamente, R$ 10 milhões em agronegócios.
A 3ª ExpoRio aumentou sua área expositiva, abrigando estandes de empresas ligadas ao agronegócio, entre máquinas agrícolas, veículos, insumos e demais produtos agropecuários. A terceira edição da ExpoRio teve como destaques o setor pecuário e a agricultura familiar.
A programação oficial manteve uma série de palestras técnicas com demonstrativos de novas tecnologias agropecuárias. Destaque ainda para o 1º Simpósio de Plantio Direto, realizado em dois dias. A comissão de pecuária destacou também os dois leilões realizados, no tatersall do Sindicato Rural, organizados pela empresa Leiloboi Leilões Rurais. No sábado, 11, aconteceram provas eqüestres na pista do Sindicato Rural, com tambores, balizas e team penning.
O agropecuarista Alceu Vicensi enfatizou que a realização da ExpoRio partiu de um desafio. “Considerando que Rio Brilhante destaca-se no cenário estadual como potencial agropecuário, não poderia, de forma alguma, ficar fora da vitrine do agronegócio”, ressalta ele, demonstrando que a iniciativa deu certo, em razão do grande sucesso alcançado na terceira edição.
Para o presidente do Sindicato, este sucesso é devido, principalmente, ao crédito depositado pelas empresas do município e da região da grande Dourados, muitas destas participando desde a primeira edição. Outro fator positivo, segundo ele, é a inexistência de um parque de exposições, “o que torna o ambiente mais aconchegante e um maior entrosamento entre o expositor e os visitantes”.
Para os organizadores, a inclusão da classe pecuarista foi outra iniciativa que deu certo, até mesmo pela forma de expor os bovinos de “argolas”. “Rio Brilhante também possui excelentes criatórios, não somente de gado nelore, mas também de outras raças, o que nos levou abrir espaço para a exposição de bovinos e, como nova atividade em nossos campos, igualmente para ovinos”, observam, destacando a grande participação de público, não somente de Rio Brilhante, mas vários outros municípios da região.
 
Diário MS