25 de abril de 2007 - 10:01

Delcídio apóia indenização de R$ 25 milhões a produtores de MS

O vice-líder do Governo no Senado Federal, senador Delcídio Amaral, participou das reuniões com os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e Walfrido Mares Guia, de Relações Institucionais, na tarde desta terça-feira. Os encontros reuniram a bancada federal e o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli.

Diante do alto número de cabeças de gado abatidas em 2007, como medida de prevenção à febre aftosa, em Mato Grosso do Sul, o governador e os parlamentares reivindicaram a liberação de R$ 25 milhões para indenizar criadores de gado dos municípios de Eldorado, Japorã e Mundo Novo. A expectativa é de que mais de 20 mil cabeças de gado sejam abatidas nos próximos dias.

Após as reuniões, Delcídio Amaral considerou a importância da mobilização da bancada no sentido de, juntamente com o Governo estadual, buscarem a liberação desses recursos. “É fundamental mostrarmos à inspeção russa, prevista para este mês de maio, as providências que estamos tomando para prevenir e eximir os focos de aftosa e, principalmente, para liberarmos a exportação de carne não só de Mato Grosso do Sul, mas dos outros estados brasileiros que estão sendo prejudicados em função da aftosa”, disse o senador.

Quanto a supostas falsificações do Certificado Sanitário Internacional - CSI, anunciadas no último 17 de março, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento passou a emitir relatórios quinzenais à Rússia sobre as exportações de carne brasileira àquele país, informando o número do CSI e o nome do estabelecimento exportador.

O coordenador-geral de Programas Especiais do Mapa, Ari Crespim, acredita que, ao disponibilizar esses relatórios na Internet, os países negociadores poderão atestar se o produto atende ou não às exigências do mercado internacional de maneira interativa, atendendo aos interesses das partes envolvidas e, ao mesmo, coibindo ações de falsificadores.
 
 
 
 
Dourados News