25 de abril de 2007 - 05:15

Equoterapia auxilia crianças deficientes a superar desafios

 

Em Corumbá, com a ajuda dos animais, crianças estão conseguindo superar barreiras com a ajuda da Equoterapia, um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento de pessoas portadoras de deficiência ou com necessidades especiais. Emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais.

 

O projeto vai atender, neste primeiro mês, 10 crianças portadoras de deficiências. Segundo a coordenadora do programa na região, capitã da Políica Militar, PM Neidy Nunes Barbosa Centurião, cerca de 30 pessoas, entre voluntários, estudantes universitários e policiais militares, vão participar do treinamento a partir de hoje, dia 24, para atuação junto às crianças.

 

O projeto foi lançado na última sexta-feira, dia 20, à noite. Neidy explicou que Corumbá é a quinta cidade no Estado a ser integrada ao projeto. Antes, a PM de Mato Grosso do Sul já havia implantado em Campo Grande, Dourados, Aquidauana e Nova Andradina, cujos resultados estão sendo considerados altamente positivos.

 

A Equoterapia exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolvem novas formas de socialização, auto-confiança e auto-estima do praticante.

 

Neidy disse que, inicialmente, as sessões serão realizadas três vezes por semana. Afirma também que a Equoterapia é um complemento das outras atividades que as crianças realizam em aparelhos diversos na área de fisioterapia.

 

 

 

TV Morena