25 de abril de 2007 - 04:38

Hipertensão atinge 35% da população acima de 40 anos em MS

“Prevenção é a melhor atitude a ser tomada contra a hipertensão arterial. Muitas pessoas têm pressão alta e não sabem porque não fazem aferição arterial regularmente e não praticam nenhum tipo de exercício”, afirmou a secretária de Estado de Saúde, Beatriz Dobashi, em entrevista concedida a uma emissora de televisão na manhã desta terça-feira (24).
 
Para divulgar e discutir mais sobre esta doença, o governo do Estado vai realizar, nos dias 26, 27 e 28 de abril, o 1º Encontro Estadual de Atualização em Hipertensão. “Durante os três dias ofereceremos atividades voltadas aos técnicos da área de saúde e também à população a fim de esclarecer dúvidas sobre o que é e quais são os fatores que levam uma pessoa a desenvolver a pressão alta, por exemplo, além de [oferecermos] atividades esportivas”, revelou a secretária.
 
A hipertensão arterial é um dos fatores de risco mais preocupantes para a saúde, pois, na maioria das vezes, não apresenta sintomas. As pessoas que apresentam pressão arterial igual ou superior a 14x9 são consideradas hipertensas. Estima-se que, em Mato Grosso do Sul, cerca de 35% da população acima de 40 anos seja portadora de hipertensão arterial, o que corresponde a aproximadamente 200 mil pessoas.
 
Evento
 
O encontro promovido pela Secretaria de Estado de Saúde será marcado por três etapas. No dia 26 as ações estarão voltadas para os profissionais da saúde, ligados especialmente à atenção básica. As atividades serão realizadas no Sesc Horto, na Capital. Na sexta-feira (27) acontece a abertura oficial do evento, na praça Ari Coelho, a partir das 7 horas. Tanto na praça quanto em outros locais de grande circulação, haverá profissionais que vão fazer aferição da pressão arterial e da medida antropométrica (que revela a massa corporal). No último dia do evento, serão oferecidas atividades esportivas na praça Belmar Fidalgo.

 

 

Estadão