23 de abril de 2007 - 16:57

Missão da OIE vem ao MS conferir sanidade animal

Uma missão da Organização Internacional de Epizootías (OIE), responsável pelo controle da sanidade animal em países exportadores de carne, virá a Goiás no dia 27 de abril, para uma série de atividades, entre elas, discutir políticas e parcerias para o desenvolvimento de programas relacionados ao combate à febre aftosa. Os técnicos querem avaliar os projetos de sanidade animal desenvolvidos pelo Estado.

A comissão se reunirá com representantes do setor do agronegócio goiano, órgãos vinculados como Agenciarural, Agrodefesa, Ceasa e secretários de governo, entre eles, o secretário de Agricultura, Leonardo Veloso. Durante o encontro, está prevista a apresentação de dados sobre o programa de controle de sanidade animal.

À tarde, às 15 horas, está previsto o encontro dos membros da comissão com empresários na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). Em pauta, discussões sobre ações a serem desenvolvidas com a participação da iniciativa privada. No ano passado, a OIE fez quatro visitas ao Brasil. Apesar de as exportações brasileiras de carne continuarem sendo feitas para países da Europa, os técnicos querem assegurar o trabalho de controle que vem sendo feito nas barreiras.

Goiás é zona livre de febre aftosa há mais dez anos, mas com o problema enfrentado ano passado com os focos da doença nos estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, o Estado ficou prejudicado com o boicote no setor de exportações. Embora continue vendendo para o comércio europeu, há países que ainda mantém a barreira. Goiás ocupa o quarto lugar no ranking do rebanho nacional de bovinos, com mais de 20 milhões de cabeças das 204 milhões do rebanho brasileiro.

A visita da missão da OIE faz parte de uma série que vem sendo feita no Brasil com o objetivo de reunir informações sobre a qualidade do trabalho de sanidade animal desenvolvido pelo país. Os dados serão apresentados em uma assembléia geral da OIE que vai acontecer em Paris em maio.