23 de abril de 2007 - 16:21

Grazielle Machado participa do lançamento do projeto “Casa Brasil”

No último sábado (21), a 1ª Secretária da Câmara Municipal de Campo Grande, vereadora Grazielle Machado (PR) esteve no Instituto Delta de Educação, localizado no Jardim das Acácias prestigiando o lançamento do projeto Casa Brasil, unidade Campo Grande. O programa é um modelo de gestão pública que estimula a ampliação da interface, entre, empresas, ONG’s e comunidades que contribuem para a eficácia do papel do Estado como agente de promoção da igualdade social.
 
Casa Brasil é um projeto do Governo Federal que tem como principal objetivo reduzir a desigualdade social em regiões de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), levando para esses locais um espaço que privilegia a formação e a capacitação em tecnologia aliada à cultura, arte, entretenimento e participação popular, com forte apoio à produção cultural local. Superando os conceitos de inclusão digital vigentes, o Casa Brasil não leva somente computadores e conectividade. O projeto permite que a comunidade se aproprie da sua unidade, transformando-a em um espelho cultural do local em que foi implementada, concedendo também aos cidadãos a liberdade de decidir, via conselho gestor, os rumos das atividades que são oferecidas aos freqüentadores.
 
O Casa Brasil surgiu como um espaço comunitário, de uso gratuito e acesso irrestrito, para promover a inserção tecnológica, a divulgação da ciência, cultura e arte, gerando a ampliação da cidadania através de grandes fios condutores como: democratização das comunicações, compartilhamento de conhecimento, valorização da mulher, respeito à diversidade e desmistificação das tecnologias. As principais linhas de ação do projeto são: comunicação comunitária, governo eletrônico, educação ambiental, economia solidária, cultura livre/software livre, cultura local, direitos humanos, conhecimento livre, alfabetização e leitura. As unidades do Casa Brasil são caracterizadas por possuírem estrutura modular que contém: telecentro, sala de leitura, auditório, estúdio multimídia e laboratório de divulgação de ciências e informática.
 
“Nós, enquanto agentes políticos precisamos oferecer sustentabilidade as ações do Governo Federal. Agora com a implantação do projeto na nossa capital, vamos trabalhar de forma efetiva, para a redução da desigualdade social, fortalecendo ações voluntárias da sociedade civil e promovendo a integração da comunidade”, destacou a vereadora.
 
Presentes
Participaram do evento de lançamento além da diretora-pedagógica do Instituto Delta, Alcione da Fonseca Boniatti, o deputado Federal Antônio Carlos Biffi (PT), o deputado estadual Paulo Duarte (PT), a Secretária Estadual de Educação Maria Nilene Badeca e representantes da comunidade.

 

 

Fátima News