20 de abril de 2007 - 15:15

Crescimento de Indústria deve ser acima de 4% em 2007

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) revisou sua projeção para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2007 para um valor acima de 4%, segundo apurou o G1. Antes, a estimativa da CNI era de que o PIB crescesse 3,4% neste ano.

Segundo a entidade, o principal motivo para a revisão foi mudança de metodologia feita recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que resultou em um crescimento maior da economia nos últimos anos.

Somente no ano de 2006, por exemplo, a revisão dos números do IBGE resultou em um crescimento de 3,7%, contra os 2,9% registrados pelo cálculo anterior. Em 2006, o PIB somou R$ 2,3 trilhões.

Economia mais dinâmica – A CNI avalia que o ajuste feito pelo IBGE não é o único fator que possibilitou a revisão da estimativa para o crescimento do PIB deste ano. Segundo a entidade, a atividade econômica também está mostrando, no começo de 2007, um dinamismo superior ao esperado.

Ao revisar a sua projeção de crescimento para este ano, a entidade está em linha com o mercado financeiro. Após a revisão dos números do IBGE, o mercado revisou de 3,5% para 4% a sua projeção de crescimento da economia brasileira em 2007.

G1