20 de abril de 2007 - 09:29

Seprotur vai apurar danos causados por aves em lavouras

A Seprotur (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo) vai criar uma comissão para verificar a ocorrência de danos causados por aves em lavouras de São Gabriel do Oeste, no norte do Estado.

Segundo a Seprotur, o principal objetivo da comissão é antecipar as ações e assim evitar o impacto das aves nas lavouras da região, que geralmente começa a ocorrer entre o final de maio e o mês de junho. Os trabalhos da comissão devem iniciar hoje (20).

Levantamento feito no ano passado pelo biólogo André Luis Rachid, do Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Bacia do Rio Taquari), revela que em apenas uma propriedade de 1,8 mil hectares de sorgo, pombas chamadas na região de Asa Branca e Juriti provocaram a perda de 40% da produtividade da lavoura.
 
“As informações são de apenas três propriedades, mas sabemos que a abrangência e o impacto são muito maiores”, comentou um técnico da Seprotur que vai integrar a comissão que vai averiguar os estragos produzidos pelas aves.

“Estamos no inicio dos trabalhos, mas sabemos que todas as lavouras ao oeste do município têm problemas com a infestação destas aves, e muitos produtores de sorgo tiveram prejuízos. Agora, vamos ver a abrangência e quais medidas serão adotadas para prevenção e controle”, disse o técnico.

 

Com assessoria