13 de setembro de 2004 - 15:42

Claro quer triplicar receita de dados com nova estratégia

A Claro, holding que congrega seis operadoras de celular do grupo mexicano América Móvil, trouxe ao país um modelo de serviços e relacionamento com clientes lançado pela corporação em toda a América Latina. Sob o guarda-chuva do termo "Idéias", o conceito quer estimular os clientes a usarem recursos como download de músicas e de vídeos, envio de fotografias e troca de mensagens de texto.

A meta, de acordo com Roberto Guenzburger, diretor de marketing da Claro Internet, é triplicar receita média por usuário na área de dados, no prazo "mais rápido possível". Ele cita a evolução do tráfego de mensagens como uma amostra. "De março a junho deste ano, passamos de 60 milhões de mensagens por mês para 85 milhões", um crescimento de 41% em três meses. O número de junho, no entanto, garante à companhia uma média de transmissão de 8 mensagens por usuário ao mês. "Ainda está longe da média européia de 20 mensagens por cliente", afirmou o executivo.

Segundo ele, além dos 85 milhões de mensagens por mês, a Claro também tem um índice de 2,5 milhões de downloads de músicas mensais e de 500 mil vídeos e jogos. Isso, porém, "não é suficiente", na opinião do executivo. Queremos crescer muito mais na área de dados", afirma o diretor.

Dentro do Claro Idéias, a empresa vai promover concursos de música com bandas de garagem, patrocinar uma turnê com o DJ Patife com 11 shows gratuitos, além de acertar novas parcerias de conteúdos e serviços, como a venda de ingressos para shows e cinema.

Além do México, o conceito Idéias já foi lançado também pela América Móvil no Equador, na Colômbia e na Argentina. Guenzburger, entretanto, afirma não ter informações sobre o resultado da ação nesses países. A empresa também não divulga investimentos na estratégia.
 
 
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