18 de abril de 2007 - 13:00

Número de cheques sem fundos cresce 19,7% em março

A inadimplência com cheques aumentou em março de 2007, na comparação com fevereiro deste ano, em todo o país. Houve uma alta de 19,7% no volume de cheques devolvidos por falta de fundos a cada mil compensados no período. Já na comparação com março de 2006, os cheques sem fundos diminuíram no país, uma queda de 4,9%. No primeiro trimestre também houve queda no indicador.

Os cheques devolvidos por insuficiência de fundos a cada mil compensados recuaram 4,2% no primeiro trimestre de 2007, na comparação com os três primeiros meses de 2006. Para os analistas da Serasa, a elevação verificada sobre o mês de fevereiro de 2007 pode ser encarada como um fenômeno sazonal, influenciado pelo maior número de dias úteis em março e pelo comprometimento da renda disponível com o pagamento de impostos (IPVA e IPTU).

Já a queda na comparação anual foi a sétima consecutiva desde setembro de 2006, configurando “uma tendência de diminuição da inadimplência nessa modalidade de pagamento.” “Este comportamento é explicado pela recuperação da massa de rendimentos reais ocasionada pela aceleração do crescimento econômico, principalmente no início do ano”, diz a Serasa.

 

G1