18 de abril de 2007 - 07:20

PSDB quer repartir CPMF com Estados e municípios

 

O PSDB respondeu à proposta do governo federal de prorrogação da CPMF com a reivindicação que parte da arrecação do tributo seja repassada a Estados e municípios. A informação é do jornal O Estado de S.Paulo.
"Vamos dizer em alto e bom som: nós não concordamos mais com a centralização da CPMF exclusivamente no governo federal", afirmou o líder da bancada tucana na Câmara, Antonio Carlos Pannunzio (SP), após o encontro anteontem de parlamentares com o governador da Minas Gerais, Aécio Neves, articulador da idéia de estender os ganhos da contribuição aos demais entes federados.


Segundo o deputado Jutahy Júnior (MG), a proposta é que 20% da receita obtida com a CPMF seja repassada aos Estados e 10% aos cofres dos municípios. O governador Aécio Neves, patrocinador da idéia, ontem começou a pedir apoio dos prefeitos para a reivindicação, em encontro com 340 administradores de municípios em Belo Horizonte.

O teor da barganha do PSDB - que vai condicionar a aprovação da prorrogação da CMPF à nova fórmula de distribuição dos recursos - retoma uma das pautas da reunião dos governadores com o presidente Lula. Na ocasião, os administradores estaduais reivindicaram repartição de 30% da CPMF com Estados e municípios.