13 de setembro de 2004 - 14:19

Criado programa que dá bolsas em universidades

O governo federal publicou uma medida provisória (MP) no Diário Oficial criando o programa Universidade Para Todos, que prevê a concessão de bolsa de estudo integral para cursos de graduação e seqüenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior. O programa beneficiará negros, brancos, índios e pardos.

A bolsa será concedida a brasileiros sem diploma de curso superior e cuja renda familiar não exceda um salário mínimo per capita. O aluno deverá ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.

Alunos com renda de até 3 salários mínimos terão bolsa que cobrirão 50% do valor da mensalidade. A bolsa também será destinada a alunos portadores de dificiência. Professores da rede pública de educação básica também poderão ser contemplados.

O projeto reserva 10% em bolsas integrais do total de matrículas das instituições de ensino filantrópicas a alunos carentes. As instituições não-filantrópicas precisam reservar pelo menos 5% em bolsas integrais e bolsas parciais de 50% desde que a soma dos benefícios atinja 10% da receita anual da instituição. Assim, as instituições terão isenções tributárias.

 

Terra Redação