13 de setembro de 2004 - 13:49

Organizadores esperam 90 mil pessoas para Festival

Os organizadores esperam que pelo menos 90 mil pessoas devam assistir aos shows, mostras de cinema e artes plásticas, participar dos debates, prestigiar as feiras e os demais eventos que compreendem o Festival América do Sul, programado para acontecer entre 17 e 25 de setembro, em Corumbá.

A metade desse público será de moradores de Corumbá, Ladário e das cidades bolivianas Puerto Quijarro e Puerto Suarez. Estão sendo esperados, também, cerca de 40 mil turistas de todo o Brasil e dos outros nove países representados.

O sucesso da promoção já está garantido, destacou o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Pedro Ortale, durante o lançamento do festival no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, hoje pela manhã. “Restam poucas vagas nos hotéis.” Corumbá e Ladário somam 4.240 leitos de hospedagem, quase todos reservados. Uma opção atrativa – tanto para os visitantes como para os moradores locais – tem sido a locação de casas e apartamentos, mobiliados, para os dias do evento.

Não só a rede hoteleira será beneficiada; um evento desse porte tem reflexos em todos os segmentos da economia. Estudo da Fundação de Turismo do Estado estima que os visitantes gastarão R$ 6 milhões no comércio de Corumbá e Ladário durante os nove dias de festival, incluindo consumo nos restaurantes, lojas, postos de gasolina, mercados, bares, com transporte e em outras atividades. “Até o comércio informal será contemplado”, assegura o presidente da Fundação, Carlos Porto.