13 de abril de 2007 - 13:39

Corte italiana aponta culpado por morte de Senna

A Suprema Corte italiana confirmou, nesta sexta-feira, que o diretor-técnico da Williams em 1994, o inglês Patrick Head, é responsabilizado por homicídio culposo pela morte do piloto brasileiro Ayrton Senna, em um acidente no GP de San Marino de 1994. A informação é da Agência Ansa.

A sentença 15050 destaca "que a causa do acidente foi a ruptura da barra de direção, causada pela modificação mal projetada e executada, conduzindo a um comportamento culposo e omisso de Head, já que o acontecido era previsível e evitável".

A apelação apresentada pelos advogados de Head foi negada.

É a segunda vez que a Suprema Corte italiana se ocupa da causa de Senna, pois já havia emitido um veredicto no dia 14 de janeiro de 2003, mediante o qual anulava as absolvições ditadas pela Justiça de Bolonha em 22 de novembro de 1999. Nelas, tanto Head como Adrian Newey, o projetista da equipe na época, tinham sido absolvidos.

"Houve falhas e contradições na absolvição", disse em sua sentença a Suprema Corte italiana, que voltou a mudar o rumo de uma sentença de um caso tão polêmico da Formula 1.

Senna morreu em 1 maio de 1994, no Grande Prêmio de San Marino, no circuito italiano de Imola, ao bater a Williams contra os muros de proteção.

 

 

Terra