13 de abril de 2007 - 04:12

MS articula intercâmbio sociocultural com grupo italiano

Representantes do grupo de Voluntários da Operação Mato Grosso (OMG), de Turim, capital regional do Estado de Piemonte (Itália), mantiveram contatos  com o governador André Puccinelli, em seu gabinete no Parque dos Poderes, no fim da manhã desta quinta-feira (12), ocasião em que discutiram articulações de intercâmbio sociocultural entre os estados de Mato Grosso do Sul e Piemonte, da comunidade italiana local com instituições similares em São Paulo e na região do estado italiano, bem como a aleboração de uma Carta de Intenções entre Mato grosso do Sul e o grupo Operação Mato Grosso.
 
 
De acordo com o fundador e responsável pelo grupo OMG, padre Aldo Rabino, há 38 anos o grupo atua concretamente em Campo Grande e desde 1996, em Corumbá – cidade localizada na região oeste do Estado. “Com a Carta de Intenções queremos estreitar os laços já existentes para expandir e fortalecer o projeto, não só na Capital, mas nos dois Estados. O governador já nos apoiou quando era prefeito e temos certeza de contar com seu aval”, afirmou.
 
O trabalho do grupo é reunir estudantes italianos, no período das férias escolares, e trazê-los para realizar atividades sócio-culturais e interagir com jovens carentes. No período de um mês – geralmente agosto –, esses jovens são assistidos no Hospital São Julião e na Salesianos Ampare (em Campo Grande) e em uma Casa de Amparo à Criança, em Corumbá.
 
A OMG oferece aulas de basquete, vôlei e uma hora de aprendizagem do idioma italiano. O almoço para as crianças também é ofertado pelo grupo. Para Puccinelli, “estas ações abrem a possibilidade da realização de projetos em conjunto na área da cultura, turismo e esporte, beneficiando os Estados em âmbito internacional”.
 
Também participaram da visita o presidente do grupo Etruria: cooperativa e empresa de construção civil hospitalar Armando Vanni e esposa; a arquiteta do grupo Etruria, Maria Chiara Ambrozini; o representante do grupo OMG, Franco Cumino; o voluntário do OMG desde 1974, em Campo Grade, Lino Pellizzer; o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, e a gerente de divisão cultural da Fundação de Cultura/MS, Lenilde Ramos.

 

 

Notícias.ms