12 de abril de 2007 - 09:56

CNI/Ibope: avaliação do governo Lula cai 8 pontos

 

A pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira mostra que a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu em 8 pontos percentuais desde dezembro de 2006. Entre os entrevistados, 49% consideram o governo ótimo ou bom, enquanto na última pesquisa, no fim do primeiro mandato, 57% fizeram essa avaliação.

Na pesquisa divulgada hoje, 33% consideram o governo Lula regular; 16%, ruim ou péssimo; e 1% não souberam ou não opinaram. Na pesquisa anterior, o índice de regular era de 28%; ruim ou péssimo; e 2% não souberam responder.

A pesquisa foi realizada com 2.002 entrevistados em 140 municípios do País, entre os dias 28 de março e 2 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo e o grau de confiança é de 95%.

Pelas camadas sociais, a avaliação do governo recuou em quase todos os segmentos. Os recuos mais expressivos foram registrados na faixa de escolaridade de 5ª a 8ª série e entre os que ganham de um a dois e de dois a cinco salários mínimos.

Na avaliação feita por regiões, as perdas mais expressivas ocorrem no Norte e Centro-Oeste e no Sul. Em apenas dois segmentos houve melhora na avaliação do governo: na faixa entre quem ganha entre cinco e dez salários mínimos e entre os que ganham mais de dez salários mínimos por mês.

Aprovação A pesquisa também questionou sobre o índice de aprovação do governo Lula. Do total de entrevistados, 65% aprovam e 29% desaprovam. Não souberam responder 5% dos entrevistados. Apesar do índice de aprovação ainda ser elevado, ele recuou, se comparado com a última pesquisa: em dezembro de 2006, 71% dos entrevistados aprovavam o governo; 23% desaprovavam; e 6% não souberam responder.

 

 

Terra Redação