13 de setembro de 2004 - 10:18

Índios invadem área e ameaçam ocupar outras 25

Índios guarani-caiuá invadiram no fim de semana a fazenda Ypuitã, em Caarapó, a 269 quilômetros de Campo Grande, e ameaçam ocupam outras 25 áreas na região consideradas indígenas. Eles estavam acampados às margens da estrada há pelo menos quatro anos e resolveram entrar na propriedade, que pertence a Saulo de Oliveira, após a Funai (Fundação Nacional do Índio) publicar no Diário Oficial da União portaria declarando como indígena cerca de 11,4 mil hectares na região.

A área compreende 26 fazendas, incluindo a invadida no fim de semana e uma fazenda pertencente ao deputado estadual Zé Teixeira (PFL). Conforme informações do site Dourados Agora, são cerca de 40 índios que invadiram a propriedade e estão acampados a 400 metros da sede da fazenda.

De acordo com a Funai, o grupo que reivindica a posse é formado por 840 índios que desejam transformar as terras na reserva indígena Guyraroká, que em português significa “terreiro de passarinho”. Com essa última invasão, sobe para 22 o número de propriedades invadidas por índios em Mato Grosso do Sul, conforme dados do MNP (Movimento Nacional dos Produtores).

Além disso, a ocupação põem fim a trégua estabelecida pela Justiça Federal e os índios iniciada depois que indígenas da etnia guarani-caiuá ocupou 14 propriedades entre os municípios de Japorã e Iguatemi.

 

 

 

 

 


 

Mídia Max News