12 de abril de 2007 - 04:13

Congresso pode aprovar mais um feriado para este ano

A Câmara começa a analisar nesta terça-feira o projeto que institui 11 de maio como o Dia de Frei Galvão e define a data como feriado nacional. O projeto do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) já foi aprovado pelo Senado e depende apenas de análise da Câmara para virar lei.

Se a votação for ágil, o feriado pode ser incluído no calendário deste ano. A medida preocupa o mercado financeiro que não contava com mais um feriado na sua programação.

O vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), no entanto, já antecipou que a matéria não é prioridade na Casa. "Estamos envolvidos com o PAC (Programa de Aceleração do crescimento). Independentemente do orgulho de brasileiro de ter um frei se tornando santo, nosso calendário até 11 de maio está muito complicado", afirmou.

A bancada evangélica também se articula para apresentar emendas que devem dificultar a aprovação da matéria antes do dia 11 de maio. Nessa data, o papa Bento 16 estará no Brasil para canonizar frei Galvão, que será o primeiro brasileiro nato a ser declarado santo pelo Vaticano. Madre Paulina, feita santa por João Paulo 2º em 2002, passou a maior parte da vida no Brasil, mas nasceu na Itália.

Os deputados evangélicos prometem apresentar emendas para levar a discussão ao plenário. Como tramita em caráter terminativo, a votação se encerrara nas comissões de Educação e de Constituição e Justiça, e só irá ao plenário se houver pedido neste sentido.

Outro problema é a pauta do plenário que está trancada por sete medidas provisórias.

 

 

Folha Online