11 de abril de 2007 - 13:00

Iagro já registra 15 focos de raiva herbívora no Estado

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) registrou desde o começo deste ano 15 focos de raiva herbívora em propriedades localizadas em oito municípios do Estado, sendo um foco em Campo Grande, quatro em Costa Rica, um em Camapuã, um em São Gabriel do Oeste, dois em Jaraguari, dois em Nova Andradina e, mais recentemente, um em Maracaju e dois em Corguinho.

Apesar de o número ser considerado “dentro da normalidade” pelo coordenador estadual do Programa de Controle de Raiva Herbívora da Iagro, Ademar Etiro Mori, ele explica que técnicos do órgão intensificam as ações de prevenção e combate à doença, levando em consideração que nos meses de abril, maio e junho ocorre o maior número de casos, pois é o período de reprodução dos morcegos hematófagos - transmissores da raiva - e onde aumenta a contaminação entre eles e, conseqüentemente, nos herbívoros.



“Agora terminamos o trabalho em Corguinho e a partir da próxima semana estaremos em Pedro Gomes e Cassilândia”, informa Ademar. Segundo ele, desde janeiro as equipes de captura de morcegos estão trabalhando sistematicamente. Neste período, os técnicos também já visitaram Sonora, São Gabriel do Oeste, Nova Andradina, Rio Negro, Bandeirantes, Dourados e Campo Grande.
 
 
 
MS Notícias