13 de setembro de 2004 - 09:57

Semana Mundial da Amamentação começa nesta segunda-feira

Em comemoração à Semana Mundial da Amamentação, de hoje a domingo, o governo estadual, através da Secretaria de Estado de Saúde, estará realizando, através da Rede Serviço Social do Comércio e Serviço Nacional Aprendizagem Comercial (Sesc-Senac) de Teleconferência, debate sobre “Amamentação: por uma vida melhor”, na quinta-feira, das 14 às 16h30, no auditório do Senac Campo Grande, rua Francisco Cândido Xavier (entrada para o Horto Florestal).

O debate será transmitido para mais de 400 pontos de recepção que compõem a rede e contará com a participação do coordenador da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano, da Fundação Oswaldo Cruz, João Aprígio, e da coordenadora da Política Nacional de Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde, Sônia Salviano.

A teleconferência terá como foco os princípios da amamentação, estratégias, linhas de ação, atores sociais, pontos críticos, Política Nacional de Aleitamento Materno e Rede Nacional de Bancos de Leite Humano.

O aleitamento materno é uma prática que, ao longo dos anos, tem sofrido importantes avanços. Algumas vantagens da amamentação para o bebê é que proporciona uma nutrição superior e um ótimo crescimento, protege contra infecções e alergias, além de favorecer o vínculo afetivo e o desenvolvimento. As vantagens para mãe é que ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal afastando o risco de hemorragias, reduz a incidência de câncer de mama e de ovário, como também protege a mulher contra a osteoporose.

O objetivo do evento é despertar alternativas de conscientização e promoção do aleitamento materno e ampliar a discussão sobre o tema nos departamentos regionais do Sesc e Senac, no sentido de um maior envolvimento da sociedade brasileira na implementação de estratégias que assegurem, para os lactentes, a redução dos riscos da má nutrição.

Com a preocupação de que a sociedade esteja informada sobre a importância do aleitamento materno, o debate será aberto ao público e espera-se a presença de aproximadamente 300 pessoas.