10 de abril de 2007 - 10:29

Beneficiários de programas sociais terão que prestar serviço

O governador André Puccinelli (PMDB) anunciou ontem algumas mudanças que serão implantadas nos programas sociais a partir de janeiro de 2008. A principal delas é a contrapartida das famílias beneficiadas. Elas terão que trabalhar oito horas por mês.  A maneira que esses serviços serão prestados ainda está em discussão, disse Puccinelli.

“Estamos estabelecendo direitos e deveres. O retorno para o Estado será em forma de trabalho. Além disso, o beneficiado tem que vigiar se os filhos estão realmente freqüentando a escola, sem isso, fica fora do programa assistencial”, avisou o governador. 

Segundo o governador, uma equipe da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária está estudando a forma de retorno das famílias, ou seja, que tipo de trabalho será exigido dos beneficiários. Além disso, ainda não se definiu o valor a ser pago.

Até o ano passado, o benefício era de R$ 100 por família. Puccinelli também delegou aos prefeitos a responsabilidade pelo cadastramento das famílias e fiscalização no recebimento do benefício.

“Estão dizendo que os programas sociais acabaram. Isso não é verdade. Estamos recadastrando as famílias. A partir de primeiro de janeiro de 2008 os programas voltam, dessa vez, com a participação dos municípios”, argumentou.

As mudanças nos programas sociais foram anunciadas na tarde desta segunda-feira, durante solenidade de assinatura de convênios para a construção de 2.159 casas em 29 municípios. O ato ocorreu no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, na Capital.

Com assessoria