9 de abril de 2007 - 17:54

Anvisa: novas regras para os fumódromos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pretende criar um novo padrão para o funcionamento dos fumódromos no Brasil. Atualmente, os fumantes só podem fumar ao ar livre ou em áreas coletivas arejadas e especificadas.

A Anvisa abriu uma consulta pública sobre a proposta de regulamentar os fumódromos. Segundo a agência, o objetivo é minimizar os riscos à saúde dos não-fumantes com o funcionamento de salas exclusivas para fumar.

“Estamos protegendo essa população dos malefícios do tabaco. A criação das áreas exclusivas para fumar é porque, apesar das placas de fumantes e não-fumante, a fumaça não lê isso”, disse o gerente de Tabaco da Anvisa, Humberto Martins.

As salas deverão possuir sistema de climatização específico para reduzir o acúmulo de fumaça e impedir que ela vá para outros ambientes. O espaço deve ter no mínimo 4,8 metros quadrados e pelo menos 1,2 metro quadrado por fumante.

Além disso, os móveis da sala vão ter que ser feitos de materiais não inflamáveis e que minimizem a absorção da fumaça. O local também deverá possuir cinzeiros com caixa de areia e avisos com imagens e frases de advertência definidas pela a Anvisa.

Com a regulamentação, as áreas de fumantes e não-fumantes de bares e restaurantes vão acabar. “A proposta é essa. Os não-fumantes, que são maioria, ficariam protegidos se o estabelecimento proibir o cigarro ou se instalar essas salas”, disse Martins.

A consulta pública vai até o dia 1º de maio. Segundo a Anvisa, a nova norma deve entrar em vigor m 31 de maio, dia anti-tabaco. No entanto os estabelecimentos vão ter 180 dias para se adaptar às novas regras. (com Agência Brasil)

 

 

 

G1