10 de abril de 2007 - 06:00

Fátima do Sul receberá curso de manejo básico de colméias

O Sindicato Rural de Fátima do Sul, SENAR e AGRAER (antiga Idaterra) estão promovendo curso sobre APICULTURA (Manejo Básico de Colméias), a ser realizado nos dias 17 a 21 de abril de 2007, na sede do escritório municipal da AGRAER, localizado nos Fundos da Câmara  Municipal.

 

As inscrições estão abertas e os produtores interessados  poderão  efetuar suas inscrições no Sindicato Rural. Para qualquer dúvida podem ligar para os telefones 3467-2440 Sindicato Rural ou 3467-1620 AGRAER.

 

O objetivo do curso é trazer novos conhecimentos e aperfeiçoamento junto aos Apicultores para que obtenham maior sucesso com a atividade de apicultura e ainda oferecer produtos de melhor qualidade aos consumidores.       

 

Segundo o técnico da AGRAER, Marcio Ribeiro Bonette,  Fátima do Sul possui um número bastante expressivo de apicultores, hoje ultrapassa 20,0 produtores de mel, com produção em torno de 6.0 toneladas  por ano.

 

Considerando a necessidade da  profissionalização dos produtores para atender as exigências do mercado e vigilância sanitária, a organização dos mesmos para comercialização, industrialização, selo de garantia de qualidade; após a realização do curso será discutido a possibilidade de instalar a casa do mel de forma Grupal.  Para tanto é, necessária a realização do curso, para nivelar o conhecimento e garantir a qualidade dos produtos desde a propriedade rural.

 

Programação do curso:

 

. Missão e objetivos do SENAR e do evento

. Conhecimento sobre a biologia das abelhas

. Seleção de material de segurança e de manejo

. Escolha e adequação do local para a instalação do apiário

. Localização, captura e transferência dos enxames silvestres

. Noções básicas sobre transporte do enxame até o apiário

. Revisão de colméia: manejo de inverno, primavera e verão

. Identificação e controle de pragas e doenças do enxame

. Identificação do ponto de colheita e extração do mel

. Beneficiamento de lâminas alveoladas

. Medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e

  cidadania.

 

A carga horária do curso será de 40 horas, com 10 vagas, as aulas serão teóricas e práticas, idade acima der 16 anos e não ser alérgico a insetos.

 

 

 

 

Fátima News