5 de abril de 2007 - 17:15

Grécia conclui retirada de 1.544 pessoas de navio

Passageiros do navio "Sea Diamond" são trasnferidos para embarcação de resgate A equipe de resgate informou que as 1.544 pessoas que estavam a bordo do navio passam bem e não houve problemas durante a operação de resgate. Cerca de trinta tripulantes ficaram na embarcação para supervisionar a estrutura do cruzeiro.

A embarcação corria o risco de naufragar após se chocar contra um recife perto da ilha grega, no mar Egeu, informou hoje em Atenas o porta-voz da companhia de cruzeiros Louis Cruisers Lines, Giorgos Stathopulos.

Stathopulos afirmou que a retirada foi realizada "com normalidade e sem pânico" e que todos os passageiros estão em terra.

O acidente ocorreu às 15h22 (9h22 em Brasília), quando o cruzeiro, de 140 metros de comprimento, se chocou contra um recife quando se aproximava da costa de Santorini.

Resgate

Lanchas da capitania grega, helicópteros e pescadores trabalharam no resgate dos turistas que viajam no navio e membros da tripulação do cruzeiro.

O navio, de 140 m de comprimento, foi rebocado por um ferry boat a águas menos profundas para facilitar a operação de resgate.

Os ocupantes do barco são, na maioria, turistas americanos e canadenses, retirados depois que o Sea Diamond sofreu uma avaria a uma milha náutica de Santorini.

Segundo informações fornecidas pela companhia do navio, a Louis Cruisers Lines, o capitão enviou uma mensagem de socorro à rádio mercante depois que a água do mar começou a entrar no navio, que sofreu uma acentuada inclinação.

Forte golpe

Uma guia de turistas a bordo do navio afirmou à televisão privada Skai que estavam navegando rumo a Santorini com boas condições meteorológicas, perto do litoral, quando sentiram um forte golpe, seguido pela inclinação da embarcação.

Sipros Guinis, vice-presidente da Federação de Turismo grego, assegurou à Skai que "a situação está sob controle".

O navio fazia uma viagem de quatro dias, navegando do porto de Pireo, em Atenas, a várias ilhas gregas e a Kusandasi, na Turquia, para depois retornar pela ilha de Rodas, Creta e Santorini.

O Sea Diamond é um cruzeiro de bandeira grega, construído em 1986 e renovado em 1999.

 

 

Mídia Max