4 de abril de 2007 - 13:36

Collor propõe regime parlamentarista no País

 

O ex-presidente da República e atual senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) deve apresentar na semana que vem uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que sugere a implementação do regime parlamentarista no País. O projeto, que está em fase de finalização, será o primeiro do senador.

Collor argumenta que a mudança do regime presidencialista para o parlamentarista seria uma forma de "modernizar o sistema" e diminuir o número de crises políticas no País. O senador diz que no sistema presidencialista, o presidente tem um acúmulo de funções, "o de chefe de governo e de Estado, o que dificulta investigações". Ainda na opinião de Collor, a mudança tem de fazer parte de todo um conjunto de projetos da reforma política.

"O presidencialismo é uma carroça no sistema político brasileiro", resume o senador.

O trâmite para uma PEC ser aprovada é longo. Precisa ser votada em dois turnos na instância em que foi apresentada (no caso, o Senado) e depois em mais dois turnos na Câmara. Caso receba alguma modificação, tem de voltar para nova votação na Casa de origem.

Collor foi o principal personagem de uma das maiores crises do País e volta À vida política após sofrer o processo de impeachmant. O ex-presidente foi eleito senador por Alagoas e ficou com a vaga que pertencia à senadora Heloísa Helena (Psol).

 

 

Terra Redação