13 de setembro de 2004 - 07:31

Seis milhões já reabilitaram crédito este ano

Considerando-se todo o ano de 2004, uma média de 6 milhões de registros foram excluídos do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), isto é, voltaram a figurar sem restrição nas consultas de crédito de todo o país. "Uma média significativa quando constatamos que das mais de 18 milhões de consultas recebidas mensalmente, essas reabilitações representam em torno de 30% dos resultados que tinham restrição para comprar a prazo", comemora o presidente do SPC Brasil, Edson Monteiro.
No mês de julho, a diferença entre os registros quase alcançou um milhão de reabilitações de crédito, enquanto no mês de agosto, o saldo foi negativo com mais de 400 mil ingressos superando as exclusões do banco de dados do SPC. O volume de inclusões no SPC, nos 30 dias do mês de agosto, é equivalente a 3.243.503, enquanto foram excluídos 2.817.591 registros, isto é, tiveram crédito reabilitado.
Centro Oeste
A região Norte respondeu, no mês de agosto, pelo melhor índice de recuperação de crédito do país com o equivalente a 11.052 registros incluídos no sistema SPC Brasil e 14.607 excluídos, representando uma redução de inadimplência da ordem de 32.17%. O Estado do Pará estimulou esse resultado, quando foram recuperados 46.760 créditos contra a inclusão de 35.378 registros.
A região Centro Oeste com 1.003.945 consultas efetuadas ao sistema no mês de agosto, obteve um pequeno saldo negativo de crédito nos 30 dias do mês, o equivalente a 89.243 inclusões a mais que as exclusões. Foram 353.601 registros que passaram a ter restrições ao crédito, enquanto 264.358 saíram da negativação.
Ano
Mas o resultado geral de agosto não leva desânimo, nem nervosismo ao comércio que está visualizando diariamente sua clientela honrando compromissos e readquirindo crédito, diz Monteiro, confiante de que o momento de melhora nos índices de inadimplência será mantido.
O presidente do SPC Brasil pondera ainda que o comportamento de julho foi expressivo por diversas razões, além de ser um mês que tradicionalmente o consumidor saldou seus compromissos com imposto de renda e outros tributos, seguros e despesas que têm peso no orçamento doméstico, esse foi o primeiro mês de remuneração de muitos desempregados que, devido às eleições municipais, estão integrando grupos de trabalho temporário.
Juros
Vestuário, calçados, acessórios e joalheria deverão ser os setores do comércio mais atingidos por uma inibição de vendas no final de ano e também por um comportamento de inadimplência acima do esperado no início de 2005, caso se confirme, na reunião do Copom (Conselho de Política Monetária) da próxima semana, o aumento da taxa de juros, na previsão do presidente do SPC Brasil, ao comentar que essa possibilidade sim, preocupa o varejo.
Com 140 milhões de cadastros de pessoas físicas e 16 milhões de cadastros de pessoas jurídicas o SPC Brasil possui o maior banco de dados eletrônico para análise de crédito do país. É o único com abrangência efetivamente nacional com possibilidade de ser acionado remotamente inclusive. O SPC Brasil atende a média de 15 milhões de consultas/mês sobre condições de crédito. O Sistema é acessado diretamente por mais de 1,5 milhão de operadores, representantes de aproximadamente 550 mil empresas em todo o Brasil. As consultas e os acessos estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano.
 
 
 
Dourados Agora