3 de abril de 2007 - 10:50

MEC anuncia a construção de oito escolas técnicas em MS

A segunda fase da implantação de escolas técnicas federais em Mato Grosso do Sul, fruto da articulação política do deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT/MS) junto ao Ministério da Educação (MEC), será, em breve, concretizada no Estado e contemplará os municípios-pólo de Corumbá, Coxim, Três Lagoas e Ponta Porã.

A boa notícia foi dada na tarde de ontem, em Brasília, durante a reunião entre o deputado Biffi e o secretário de Educação Tecnológica Federal, do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, que explicou ao parlamentar as três fases do programa.

De acordo com Pacheco, na primeira fase, já em trâmite final, a ação visa as duas primeiras unidades do programa, com a inauguração do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), em Campo Grande, que beneficiará, em cinco anos, cerca de seis mil alunos, e recursos para o término das obras da Escola Agrotécnica Federal de Nova Andradina. As duas ações já contam com R$ 5,5 milhões no orçamento de 2007.

A segunda fase, confirmada na tarde de hoje, beneficiará mais quatro municípios do Estado: Corumbá, Coxim, Três Lagoas e Ponta Porã, cujo critério de escolha levou em consideração a carência dos municípios vizinhos e a escassez de mão-de-obra qualificada.

A terceira e última fase da ação do parlamentar junto ao MEC visa a criação da Escola Técnica nos municípios de Dourados, com edificação na UFGD, e Aquidauana, com a locação prevista na UFMS, onde será aritculada parceria. Biffi comemorou a boa notícia e aproveitou o ensejo para agradecer o empenho do ministro da Educação, Fernando Haddad, e salientou que essas ações fazem parte do PAC da Educação, lançado recentemente pelo governo Lula.

O parlamentar explicou ainda que cada escola técnica tem por objetivo formar e qualificar profissionais de nível médio visando aproveitá-los nos setores da economia e na pesquisa e desenvolvimento tecnológico, além estreitar a relação desses profissionais com os setores produtivos do Estado.

"A confirmação da segunda etapa é uma conquista educacional incomensurável para o interior do nosso Estado. Para se ter uma idéia, em todo o país, serão somente 150 escolas técnicas, sendo oito delas em Mato Grosso do Sul, o que beneficiará , em cada unidade, cerca de 1.800 alunos", explicou o parlamentar.

O deputado adiantou que os municípios de Chapadão do Sul e Jardim, em breve, serão contemplados com a implantação de uma escola técnica, o que ainda depende de alguns acertos técnicos.