13 de setembro de 2004 - 07:07

PF apreende 58 mil comprimidos de ecstasy no RN

Uma operação conjunta da Polícia Federal do Rio Grande do Norte e do Pará apreendeu anteontem à noite mais de 58 mil comprimidos de ecstasy, carga avaliada em cerca de R$ 3 milhões. É a maior apreensão já ocorrida no País. A droga veio num vôo charter da Europa com o holandês Aiwan Mohamed Gavaar Gulzar e foi apreendida no município de Parnamirim. Um belga e dois paraenses foram presos.

Os agentes tinham algumas suspeitas e monitoraram os passos do holandês que desembarcou às 19h20 de sexta. Aiwan Mohamed saiu do aeroporto Augusto Severo para o Hotel Parque do Sol. De lá, ele voltou ao aeroporto e se encontrou com o belga Marcel mathilda Van Den Berg, 49 anos, aumentando ainda mais as suspeitas.

A dupla foi detida quando arrumava as malas em um carro na pousada em que passariam a noite, nas imediações do aeroporto. A droga estava acondicionada em seis sacos plásticos escondidos em caixas de sapato cobertas por papel de presente. Os motoristas paraenses Antônio Ferreira de Salles e Reginaldo Gomes Cordeiro também foram presos no apartamento.

Eles pretendiam viajar para Belém do Pará no sábado. "Eu não sabia que era droga. Eles contrataram dois motoristas para não parar no meio do caminho, porque a viagem dura um dia e meio", contou Antônio Salles.

Os quatro foram autuados em flagrante delito por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. A pena pode variar de nove a 30 anos de reclusão.

 

Terra