13 de setembro de 2004 - 07:03

Em dia violento, ataques matam 110 no Iraque

Pelo menos 110 pessoas morreram no Iraque neste domingo, um dos dias mais violentos nas últimas semanas. Segundo o ministério da Saúde iraquiano, as cidades com mais vítimas foram Bagdá, com 37 mortos, e Tal Afar, onde 51 pessoas morreram. A maioria das vítimas eram civis.

Na quinta-feira, o Exército dos EUA organizou uma grande ofensiva em Tal Afar, que fica a 100 km da fronteira com a Síria e é destino de combatentes estrangeiros, que chegam para lutar contra os norte-americanos. Os militares, porém, não explicaram o que aconteceu na cidade.

Em Bagdá, dois helicópteros norte-americanos atacaram um grupo de pessoas que estava ao redor de um veículo militar dos EUA. As pessoas atiravam pedras contra o veículo, que estava em chamas. Treze pessoas morreram e 61 ficaram feridas com os ataques dos helicópteros.

Além do ataque, pelo menos sete carros-bomba explodiram contra instalações dos EUA, entre elas a prisão de Abu Ghraib, causando a morte de nove iraquianos. Outras pessoas morreram em incidentes na cidade.

Na cidade de Hilla, 100 km ao sul de Bagdá, três soldados poloneses morreram durante uma emboscada e outros três ficaram feridos.

Em Ramadi, a oeste de Bagdá, tanques e helicópteros norte-americanos dispararam contra um bairro residencial matando mais dez iraquianos, incluindo mulheres e crianças, disse um médico.
 
Folha Online