29 de mar�o de 2007 - 05:29

SES promove Encontro Estadual sobre hipertensão

A Secretaria de Estado de Saúde – SES - está mobilizando profissionais da atenção básica, diretamente ligados ao atendimento de saúde da população dos 78 municípios do Estado a participarem do 1º Encontro Estadual de atualização em Hipertensão.
 
O evento previsto para acontecer no SESC Horto em Campo Grande, terá duração de três dias (25,26 e 27/04) com palestras que abordarão desde as medidas preventivas e fatores de risco associados à hipertensão a discussões sobre hábitos alimentares focadas principalmente em jovens e crianças, onde têm sido detectados muitos distúrbios em função do aumento da pressão arterial.
 
De acordo com a SES além das palestras restritas aos profissionais de saúde, a população vai poder participar e esclarecer dúvidas sobre os sintomas e conseqüências da hipertensão, no dia 26 das 9h às 16h em vários pontos da cidade onde serão realizados aferição de pressão arterial e avaliação antropométrica, através de parceria realizada com acadêmicos da Uniderp, UCDB e UFMS além de voluntários da Asman – Associação sul-mato-grossense de alimentação e nutrição.
 
Estão previstas atividades no Supermercado Comper Jardim dos Estados, na Agência Centro do Banco do Brasil na avenida Afonso Pena com 13 de maio, na Agência Central dos Correios na avenida Calógeras com rua Dom Aquino e no Atacadão  da avenida Costa e Silva, também no dia 27 de abril. No mesmo dia das 11h às 13h serão realizadas avaliações no SESC Horto e SESC Camilo Boni.
 
Já, no dia 27, as atividades de encerramento da campanha acontecerão na praça Belmar Fidalgo, com apresentação de coral, aferição de pressão arterial e avaliação antropométrica e atividades físicas.
 
QUEM É HIPERTENSO?
 
Toda pessoa que tem pressão igual ou maior de: 140mm/hg por 90 mm/hg (14X9) tem pressão alta.
 
O QUE PODE CAUSAR A HIPERTENSÃO?
 
-Fator hereditário,
-Idade avançada
-A raça predominantemente a Negra
-O excesso de peso pode agravar a doença,
-Alimentação com horários irregulares, quantidades exageradas, excesso de temperos e condimentos industrializados e ricos em sódio, além do sal,
-Falta de exercícios físicos,
-Consumo exagerado de bebidas alcoólicas, drogas, cigarro, etc,
-Obesidade infantil devido o consumo de lanches rápidos e gordurosos, refrigerantes, frituras e falta de atividades físicas,
 
SINTOMAS
 
-O hipertenso pode não apresentar sintomas por dias, meses e até anos,
-Pode sentir dores de cabeça localizadas principalmente na região da nuca,
-Batimentos do coração acelerados.
 
EVITAR
 
-Carnes gordas e embutidos como mortadela, salames, salsichas, lingüiças, bacon, presuntos, apresuntados e carne seca ou charque.
-Enlatados de todos os tipos, molhos e temperos industrializados, macarrão, sopas e caldos industrializados.
-Salgadinhos, amendoim, paçoca, manteiga e margarina, shoyo.
-Água mineral com gás, águas Tônicas e bebidas isotônicas (Gatorade), além de refrigerantes comuns, light e/ou dietéticos.
 
ONDE PROCURAR AJUDA
 
-Centros de Saúde, Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde, Equipes de saúde da Família e Agente Comunitário de Saúde.