28 de mar�o de 2007 - 08:05

Idoso morre em Dourados vítima de dengue hemorrágica

Um homem de 79 anos morreu na segunda-feira, dia 19, em Dourados, vítima de dengue hemorrágica, entretanto, a confirmação da doença só saiu nesta semana. Ele ficou internado cinco dias no Hospital Mater Dei e acabou falecendo depois que teve a doença agravada porque era diabético e tomava medicamentos controlados.

O enfermeiro do hospital Roberto Oliveira afirmou que todos os exames e o atestado de óbito confirmaram a morte por dengue hemorrágica. Ele explicou que o idoso estava em um grupo considerado de risco, o que acabou agravando seu estado de saúde.

O idoso, que reside na Vila Lili, em Dourados, seria a segunda pessoa a morrer na cidade vítima da dengue hemorrágica, pois no dia 9 deste mês a esteticista Cristina Marques Rumiatto, 45 anos, morreu no hospital Santa Rita, na cidade, vítima do tipo mais grave da doença.

Por enquanto, Dourados já notificou 2.653 casos de dengue, além de 1.144 confirmados. Seis casos de dengue hemorrágica estão sendo investigados. Em todo o Estado, já são 58.185 casos notificados de dengue, conforme balanço divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde, sendo 38.742 casos somente em Campo Grande.

O idoso seria a décima pessoa a ter a morte pela doença confirmada no Estado. A última morte por dengue ocorreu na última segunda-feira, mas ainda não foi confirmada. Silésia Mari Müller, presidente do Lions Club de São Gabriel do Oeste, morreu no HMC (Hospital Miguel Couto), no bairro Carandá Bosque, em Campo Grande, com suspeita de dengue visceral. A doença agrava o estado de saúde do paciente e dificulta o tratamento, pois produz uma inflamação na vesícula, no fígado, nos intestinos, nos pulmões, no coração e até no cérebro, que por sua vez faz com que o órgão afetado pare de funcionar.

Uma mulher de 36 anos morreu no dia 15 de janeiro no hospital de Aquidauana, no dia 17 do mesmo mês Valtuiro de Souza Miguel, de 50 anos, residente em Laguna Caarapã, morreu no hospital de Dourados, no dia 15 deste mês Marta Azevedo Souza, de 23 anos, residente em Tenenos, morreu no HU (Hospital Universitário) de Campo Grande, e no último dia 27, Roberto Pereira de Souza, de 19 anos, morreu no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas.

Ainda Bruno Araújo da Silva, de 17 anos, morreu no hospital de Amambai vítima da dengue, Rosângela Arruda da Cunha, de 40 anos, que morreu no dia 2 deste mês em Três Lagoas com a doença. No dia 6 de março, Macio de Campos Leite, 28 anos, morreu no hospital Marechal Rondon, em Jardim.

 

 

Mídia Max