27 de mar�o de 2007 - 16:08

INSS fará censo com aposentados por telefone

 

Como parte da revisão de 2,2 milhões de aposentadorias por invalidez, o INSS vai fazer pesquisas com os segurados por telefone, usando os atendentes da central 135 para isso. O objetivo do INSS é começar a identificar quem tem ou não condições de voltar ao trabalho.

Essa pesquisa pelo 135 funcionaria como uma primeira triagem para identificar quem pode voltar ao mercado. As perguntas serão do tipo: "o senhor ainda está sob tratamento?" "Houve algum procedimento que mudou a sua saúde?" Após o segurado responder ao pequeno questionário e, dependendo das respostas, o atendente marcaria a perícia para avaliar o aposentado.

No Rio, o INSS vai convocar aproximadamente 220 mil aposentados por invalidez que recebem o benefício há mais de dois anos. A revisão começa em julho. Após a avaliação de saúde, quem estiver recuperado perderá a aposentadoria, voltando à ativa.

O INSS também informou que, em julho de 2008, os 88 mil servidores do INSS terão a incorporação de uma parte da gratificação chamada de GESS, mais especificamente R$ 172. Isso vai gerar um aumento no vencimento-básico e um pequeno reajuste no salário geral. Não há nenhum cálculo de quanto será esse pequeno ganho.

 

 

Globo Online