26 de mar�o de 2007 - 17:24

Bento XVI passará por quatro cidades paulistas

A visita oficial de Bento XVI ao Brasil, em maio, ficará restrita ao Estado de São Paulo, onde o Papa visitará quatro cidades. Além da capital paulista, ele terá compromissos em Aparecida e Guaratinguetá, no Vale do Paraíba. No percurso entre elas, o Papa cruzará de carro a cidade de Potim. Essa passagem não estava no roteiro oficial e foi incluída apenas em março, dois meses antes da sua visita.

A cidade de São Paulo é a mais populosa de todo o hemisfério Sul, com mais de 10 milhões de pessoas, contabilizadas no Censo de 2000. Na capital, Bento XVI ficará hospedado no centro da cidade, no Mosteiro de São Bento, onde dormirá duas noites: nos dias 9 e 10 de maio.

Entre os seus compromissos em São Paulo, visitará a Catedral da Sé e rezará missas no estádio do Pacaembu e no Campo de Marte, na zona norte da cidade. No Campo de Marte, haverá a cerimônia de canonização de frei Galvão. A organização da visita de Bento XVI ao Brasil espera mais de 1 milhão de pessoas na celebração.

No dia 11 de maio, o Papa segue para Aparecida, onde ficará hospedado no Seminário Bom Jesus. No dia seguinte, pela manhã, vai até Guaratinguetá, cidade de 104 mil habitantes. Lá, visita a Fazenda Boa Esperança, notabilizada pelo atendimento a dependentes de drogas de diversas partes do Estado.

No retorno de Guaratinguetá, quando se dirige a Aparecida, o Papa passará por Potim, uma pequena cidade de 13,5 mil habitantes. O trajeto será feito no papamóvel.

No final do dia, Bento XVI retorna para Aparecida onde participa da reza do terço na Basílica local.

Aparecida está a 160 km de São Paulo e os seus pouco mais de 34 mil habitantes vivem em torno da Basílica. É conhecida nacional e internacionalmente como a Capital Mariana da Fé.

No último dia de sua estada no Brasil, o papa Bento XVI reza a missa de abertura da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe. À tarde, iniciam-se os trabalhos da Conferência de Aparecida, com um discurso da autoridade máxima da igreja católica.

 

Terra Redação