11 de setembro de 2004 - 07:00

Nova York lembra 3 anos do atentado contra as torres gêmeas

Nova York amanhece hoje em silêncio durante um minuto. Às 8h46 no horário local (9h46 em Brasília), hora em que o primeiro avião atingiu a Torre Norte do World Trade Center há três anos, a maior cidade do mundo pára em memória das cerca de três mil vítimas do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001.

O silêncio será seguido da leitura dos nomes dos mortos pelos pais e avós, que será interrompida com três minutos de silêncio, horário da colisão do segundo avião com a Torre Sul, às 09h03 locais (10h03 de Brasília), e nos minutos em que desmoronaram as duas torres, 09h59 (10h59) e 10h29 (11h29).

As seqüelas materiais e econômicas dos atentados vão aos poucos sendo apagadas. A distribuição do fundo de indenização das vítimas foi concluída em junho, o setor de turismo saiu do marasmo em que havia mergulhado após o ataque e já foi iniciada a reconstrução do Marco Zero em Nova York com "a Torre da Liberdade", que deve estar pronta em 2008 ou 2009, segundo o autor do projeto, o arquiteto Daniel Liebeskind.

A Torre 1.776, como chama Liebeskind, será acompanhada da construção da Praça dos Heróis, o que ele espera que seja um ponto de encontro e de manifestações. No local será erguido um memorial para as vítimas, para que o local adquira também um aspecto sagrado e espiritual.

Mesmo sem o memorial pelos próximos quatro ou cinco anos, os norte-americanos não vão esquecer facilmente a tragédia de 11 de setembro de 2001. O mês é tão vivo na memória de todos que as autoridades decretaram um "mês de alerta nacional", para que todo o país esteja preparado para enfrentar um eventual atentado.'

 

 

Terra Redação