10 de setembro de 2004 - 17:43

Bronze em Atenas, Vanderlei Cordeiro ganha 2 quilos de ouro

O maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima recebeu dois quilos de ouro da BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros), nesta sexta-feira, por ter conquistado a medalha de bronze na Olimpíada de Atenas (Grécia).

O atleta recebeu a premiação equivalente aos medalhistas de ouro (um quilo). Mas, por pertencer ao clube de atletismo BM&F, recebeu a premiação em dobro. Nos Jogos de Atenas, Vanderlei Cordeiro liderava a maratona quando foi atacado pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan.

Ele acabou perdendo segundos importantes por causa da confusão e, pouco depois, foi ultrapassado pelo italiano Stefano Baldini e pelo norte-americano Mebrahtom Keflezighi, terminando a prova em terceiro.

O prêmio é entregue desde 1988 como incentivo aos atletas brasileiros que participaram dos Jogos. Os campeões olímpicos individuais em Atenas receberão um quilo de ouro. Os medalhistas de prata ficaram com 500 gramas, e os de bronze, com 250 gramas.

No caso dos pódios por equipe, a premiação foi diferente. A medalha de ouro valeu 250 gramas para cada atleta, respeitado o mínimo de um quilo por equipe. Pela prata, cada atleta recebeu 100 gramas (mínimo de 500 g por equipe), e, pelo bronze, 50 gramas (mínimo de 250 g por equipe).

O velejador Robert Scheidt, campeão na classe laser, recebeu um quilo de ouro. Torben Grael e Marcelo Ferreira, ouro na classe star, ganharam 500 gramas cada um, mesma premiação de Ricardo e Emanuel (vôlei de praia).

Os jogadores da seleção de vôlei ganharam 250 gramas cada um, totalizando três quilos de ouro. Cada uma das atletas da seleção de futebol levou 100 gramas. Adriana Behar e Shelda dividiram 500 gramas.

Flávio Canto e Leandro Guilheiro, medalhistas de bronze no judô, receberam 250 gramas cada um. Pela prata no prova de saltos do hipismo, o cavaleiro Rodrigo Pessoa ganhou 500 gramas de ouro.
 
Folha Online