22 de mar�o de 2007 - 09:46

Hospital do Câncer de Barretos atende em Jateí

A Unidade Móvel do Hospital do Câncer da Barretos (SP) Fundação Pio XII esteve atendendo gratuitamente a população do município de Jateí, através de uma equipe médica, nos dias 19 e 20 deste mês.

 

A carreta estava estacionada no Centro Social João Quelé Ramos com uma equipe composta de seis profissionais, sendo eles o médico oncologista Jacó Saraiva de Castro, a enfermeira Isabete Souza Silva, as auxiliares de enfermagem Patrícia de Oliveira, Vanessa Aparecida Jorge, Iara Cristina e o motorista da carreta Eduardo Teixeira.

 

No local foram realizados 125 exames, sendo 45 de próstata, 40 do colo uterino e 40 de pele, divididos nos dois dias, previamente agendados pelos agentes de saúde comunitários através de uma triagem realizada com os pacientes. Segundo o médico oncologista Jacó Saraiva estes exames serão encaminhados ao Hospital de Barretos, para serem analisados por uma equipe médica e em seguida devolvidos ao município. “Se houver alterações os pacientes serão convocados, lembrando que isso não significa que eles estejam com câncer e sim apenas submetidos a novos exames” diz o médico.

 

Assim a Unidade Móvel possui todo o suporte necessário para a realização destes exames, possuindo também um elevador hidráulico, assim garantido mais conforto aos pacientes que tenha alguma dificuldade ao acesso a carreta. O seu interior é dividido em três consultórios, um de próstata, e dois de exames ginecológico, e ainda um centro cirúrgico que é utilizado para realização da biopsia, dependendo de cada caso.

 

Segundo a enfermeira responsável Lilian Zanata todas as expectativas foram alcançadas, onde pessoas de fazendas e do Assentamento Gleba Nova Esperança também tiveram a oportunidade de realizar estes exames gratuitamente.

Na ocasião Zanata agradeceu todos aqueles que apoiaram direto ou indiretamente para esta realização ser um sucesso, e em especial o prefeito Eraldo Jorge Leite e o Secretario de Saúde Ademar Caetano da Fonseca.

 

Para Eraldo Leite esta foi mais uma grande conquista. “Tenho orgulho de ver esses trabalhos em prol à comunidade ser realizado em sua administração, lembrando que este um método de prevenção, que tem o intuito principal de conscientizar as pessoas que é melhor prevenir do futuramente passar por situações difíceis na saúde” diz o prefeito.

 

A vinda desta equipe médica junto a Unidade Móvel, foi devido a parceria que a Prefeitura de Jateí a muito tempo tem com o Hospital do Câncer de Barretos. Sendo que esta equipe desde o dia 26 de fevereiro está atendendo no Estado de Mato Grosso do Sul, visitando 22 municípios que igual a Jateí mantêm parceria com o hospital. E retorno previsto a São Paulo no próximo dia 29.

 

Para o médico estas visitas além ser uma forma de agradecimento aos municípios colaboradores, age como um estimulo para a prevenção do câncer, assim despertando a curiosidade dos pacientes em relação ao atendimento da carreta. “Prevenção é todos os dias, câncer pode ter cura, mas primeiro depende do estagio que a doença se encontra” diz o médico.

 

Orientações preventivas

Além da Unidade Móvel nestes dias, houve também orientações de prevenção do câncer em diversas salas do centro Social. Entre elas a de prevenção e orientação de câncer bucal com a equipe da saúde bucal de Jateí na coordenação da dentista Vanessa Bogo. Outra de controle de tabagismo prevenção primário do câncer, seus fatores e de todos os tipos inclusive o de laringe, na responsabilidade da psicóloga Gesielli Belo, fonoaudióloga Helena D’avila e o médico Leandro Rech Pretto.

 

Teve também a enfermeira Karimi Kavazzani falando sobre a saúde da mulher, enfocando na prevenção do câncer uterino; a nutricionista Carla Cristina Tomaz na orientação de uma alimentação saudável na prevenção do câncer, sendo assim teve também o espaço de controle da dengue, alertando sobre a leishmaniose e doenças de chagas com responsabilidade de Valdeci Vaz.

 

Dando seqüência nas atividades destes dias a enfermeira do Hospital do Câncer de Barretos Isabete Souza de Oliveira palestrou aos pacientes presentes e os profissionais da saúde sobre a estrutura do hospital, os trabalhos que a equipe da Unidade Móvel realiza enfocando na prevenção de todos os tipos de câncer.