21 de mar�o de 2007 - 04:48

Número de celulares tem o menor crescimento desde 2003

O número total de celulares em uso em todo o Brasil chegou a 101,2 milhões em fevereiro. Segundo dados divulgados hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no mês passado foram vendidos 469,5 mil celulares, o que representa um crescimento de menos de 0,5% em relação a janeiro. Desde 2003, o mês de fevereiro não registrava um crescimento tão baixo em número de celulares.

 

Já a teledensidade, que mede o número de celulares por habitantes, continua crescendo, passando de 53,61% em janeiro para 53,79% em fevereiro. Ou seja, a cada duas pessoas, uma tem celular.

 

O Distrito Federal continua liderando o ranking nacional de maior número de celulares por habitante, com mais de um telefone (1,11) por pessoa. O Rio Grande do Sul, aparece em segundo lugar, com uma teledensidade de 69,41%, seguido do Rio de Janeiro (67,54%) e do Mato Grosso do Sul (64,52%).

 

Do total de telefones móveis em funcionamento, 80,49% estão no sistema pré-pago e os outros 19,51% utilizam a forma pós-paga.

 

De acordo com a Anatel, no primeiro bimestre deste ano, 1.268.088 novos assinantes entraram no mercado, número 31,64% inferior ao avanço verificado no mesmo período de 2006, quando foram habilitados 1.854.982 novos celulares.

 

Nos últimos 12 meses, de março do ano passado a fevereiro de 2007, o País ganhou 13,1 milhões de novos assinantes.

 

Empresas

 

A Vivo continua perdendo mercado na telefonia celular. A participação da empresa caiu de 28,85% em janeiro para 28,56% em fevereiro, o que representa uma redução de cerca de 158 mil clientes. A empresa, porém, segue na liderança do mercado, com 28,9 milhões de celulares de um total de 101,2 milhões em todo o País.

 

A TIM, que aparece em segundo lugar, foi a que mais cresceu em números absolutos, acrescentando em fevereiro cerca de 221 mil novos clientes, chegando a 25,9 milhões de assinantes, o que representa 25,61% do mercado brasileiro. A Claro vem em terceiro lugar com 24,3 milhões de celulares (24,06% do mercado), tendo conquistado 214 mil novos assinantes.

 

A Oi, que ocupa a quarta colocação, aparece com 13,13% do mercado e cerca de 13,3 milhões de clientes. Em fevereiro, a empresa adquiriu 102 mil novos assinantes. Em quinto lugar, vem o grupo Telemig Celular/Amazônia Celular, com 4,69%, seguido da Brasil Telecom GSM com 3,51%, da CTBC Telecom Celular com 0,36% e da Sercomtel Celular com 0,8%.

 

 

G1