20 de mar�o de 2007 - 10:58

Audiência amanhã debaterá suspensão de programas sociais

Uma audiência pública agendada para esta quarta-feira (21), na Assembléia Legislativa, vai debater a suspensão dos programas sociais pelo governo do Estado. O evento vai iniciar às 14h e foi proposto pelo deputado Pedro Teruel (PT).

A audiência vai discutir a decisão do governador André Puccinelli (PMDB) de acabar, mesmo que temporariamente, com os programas Bolsa-Escola e Segurança Alimentar, que auxiliavam 80 mil famílias pobres no Estado.

O evento terá a participação também dos deputados petistas Pedro Kemp, Paulo Duarte e Amarildo Cruz, da pesquisadora e professora  do Instituto de Estudos Sociais da PUC-SP, Denise Blanes, co-autora do livro "Inclusão Social - uma utopia possível", de representantes da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), e da secretária estadual de Assistência Social, Trabalho e Economia Solidária, Tânia Garib.

Teruel quer discutir o fim da ajuda a 20 mil famílias com o pagamento de R$ 136 mensais pelo Bolsa-Escola; da distribuição de R$ 100 mensal para cada uma das 40 mil famílias da área urbana pelo Segurança Alimentar e da entrega de cestas básicas para 11 mil índios e sem-terra, pelo mesmo projeto; e a concessão de desconto de 50% a 70% para 1,1 mil estudantes do Bolsa Universitária.

Teruel lembra que desde o início deste ano, sete crianças indígenas morreram por causa da desnutrição nas aldeias de Mato Grosso do Sul. De acordo com a assessoria do deputado, a ajuda da Funasa e do Incra não tem periodicidade, o que agrava o problema da miséria e fome na zona rural.

Para o deputado, o governo não pode punir quem precisa de alimentos por causa de 15 mil beneficiários destes programas que estariam irregulares. Os excluídos dos programas sociais e os cerca de 500 funcionários demitidos deverão participar da audiência, segundo Teruel.