10 de setembro de 2004 - 14:55

Autoridades prestigiam formatura de 63 soldados da PM

Os 63 alunos que desde dezembro do ano passado vêm passando por vários cursos no Terceiro Batalhão da Polícia Militar realizaram a formatura, em uma solenidade que aconteceu às 9h da manhã de hoje, no 3º BPM (Vila Industrial). Ultimamente os alunos vêm sendo empregados em vários setores de policiamento de Dourados. Três são mulheres.
A preparação durou nove meses. Os novos soldados receberam treinamentos teóricos e práticos e estão participando de estágio em diversas unidades da corporação, como o Pelotão de Trânsito, radiopatrulha, Companhia de Guarda e Escolta. Parte dos novos soldados será distribuída para as cidades de Caarapó e Fátima do Sul. Ainda não se sabe quantos deles ficarão em Dourados.
O capitão Thony Audri Zerlotti é o coordenador do curso. Os alunos receberam instruções teóricas e práticas, com educação física, ordem unida, exercícios de tiro e outras técnicas operacionais e também participaram de atividades como o policiamento comunitário e curso de noções de direito. No último dia 30 de agosto, os alunos passaram pela prova de avaliação, que definiu a classificação de cada um da turma; no dia 31 eles participaram da 1ª Noite Cultural da Polícia Militar, no Teatro Municipal, com apresentações de teatro, música e dança. Hoje a Banda do Exército estará presente na solenidade de formatura.
Ainda não se sabe quantos destes policiais serão lotados em Dourados, que enfrenta sério problema em seu efetivo. Existem dificuldades até mesmo para que a Polícia Militar mantenha a vigilância nas quatro torres da Penitenciária de Segurança Máxima Harry Hamorim Costa. "São jovens bem preparados, aqueles que não têm o curso superior estão cursando, fisicamente também estão em ótima forma, é isso que a comunidade espera, uma polícia cidadã", disse o capitão Carlos Silva.

 

Dourados Agora