17 de mar�o de 2007 - 10:28

Receita faz operação contra fraude de R$ 5,5 bilhões

A Delegacia da Receita Federal de Fiscalização em São Paulo divulgou um novo tipo de golpe que está sendo praticado pelos contribuintes para burlar os descontos do Imposto de Renda. Segundo a delegacia, cerca de 2.800 contribuintes estão sendo investigados e os rendimentos declarados incorretamente podem atingir a cifra de R$ 5,5 bilhões.

O problema, verificados nas declarações referentes aos anos de 2003 e 2004, foi detectado nas declarações de ajuste anual de pessoas físicas. Na parte que se refere aos valores declarados como “lucros e dividendos recebidos”, contribuintes informavam somas vultosas recebidas como lucro repartido pela empresa em que trabalhariam ou seriam sócios. Mas quando a receita cruzou essas declarações com a das empresas às quais os contribuintes se referiam, constatou um grande choque entre valores. A receita bruta das pessoas jurídicas (empresas) não batia com os valores informados pelas pessoas físicas e, muitas vezes, “sequer existiam lucros acumulados”.

Para combater esse tipo de fraude, a delegacia deflagrou nesta sexta-feira (16) a “Operação Miragem”, em referência ao efeito ótico em que se vê algo que realmente não existe.

Ainda de acordo com a delegacia, alguns contribuintes já identificados estão sendo intimados a prestar depoimentos à Receita e, caso não consigam justificar a irregularidade, terão o imposto devido sobre o valor questionado cobrado e pagarão multa, que pode chegar a 225% da soma declarada incorretamente.

 

 

G1