10 de setembro de 2004 - 14:19

PSDB critica status de ministro ao presidente interino do BC

A liderença do PSDB no Senado divulgou nesta sexta-feira uma nota criticando a nomeação do diretor do Banco Central Antônio Gustavo Matos do Vale como presidente interino da instituição.

Segundo o líder tucano, senador Arthur Virgílio, "o diretor terá status de ministro de Estado, em coerência com o erro anterior do governo".

A nota diz ainda que "não fosse a desastrada idéia de por medida provisória dar status de Ministro de Estado ao cargo, com a clara intensão de proteger Henrique Meirelles, o presidente da República não precisaria ter agora mais um ministro interino".

De acordo com o decreto publicado no "Diário Oficial" da União, o diretor do BC exercerá a presidência da instituição de hoje até o dia 13, durante viagem de Meirelles ao exterior. A medida provisória que elevou o status do presidente do BC a ministro volta a ser discutida no Congresso na próxima semana.

O relator da MP, deputado Ricardo Fiúza (PP-PE), admite a possibilidade de mudar a proposta original do governo, modificando o status de ministro para o cargo de presidente do BC, mas mantendo o foro privilegiado para ele, bem como para todos os diretores da instituição.
 
 
Folha Online