14 de mar�o de 2007 - 16:36

SED implanta política de valorização do trabalhador

Está em fase de implantação, no município de Dourados, a política de valorização dos trabalhadores em educação. Esta é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, atendendo a orientação do governador André Puccinelli, em parceria com a Secretaria de Educação de Dourados, que tem como diretriz promover o reconhecimento profissional e o incentivo salarial da classe, a formulação de um plano de carreira para a categoria e a formação profissional continuada.
 
O Pró-funcionário é o primeiro projeto implementado pela política, por meio de um convênio com o Ministério da Eduçação (MEC) e a Universidade de Brasília (UnB), que disponibilizará aos trabalhadores das escolas públicas, habilitação técnica nas áreas de secretaria escolar, multimeios didáticos, alimentação escolar e infra-estrutura material e ambiental.
 
O objetivo das instituições reponsáveis pelo projeto, é a formação dos servidores não docentes ao exercício profissional, através de assistência técnica e suplementação financeira aos sistemas de ensino, proporcionando a condição necessária à responsabilidade social no processo educativo. A aula inaugural dos cursos está marcada para o dia 16 próximo, às 18h,  no Teatro Municipal de Dourados.
 
Participam da construção da política de valorização do trabalhador em educação, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE); a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).