13 de mar�o de 2007 - 13:36

Procon atende em média 54 consumidores por dia

Levantamento do Procon indica que em média são registrados em todo o Mato Grosso do Sul 54 reclamações de consumidores contra os mais variados tipos de empresas. Os serviços campeões em reclamações são de telefonia, energia elétrica, água e bancos. Por mês o número de processos instaurados chega a 1.040.

Processos na rede

A partir de abril a população do Estado poderá acompanhar pela internet o andamento dos processos no Procon. O superintendente do Procon, Wiliam Douglas de Souza Brito, já assinou convênio com o Ministério da Justiça para a informatização do órgão e instalação no Estado do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que disponibilizará as informações na rede.

“O Sindec facilitará ao consumidor que tiver feito uma reclamação, pois este poderá entrar no site do Procon e saber detalhes de seu processo, como a data em que a empresa foi notificada, quando prestou esclarecimentos e a data na qual a audiência foi marcada”, avalia o superintendente do Procon.

Como funciona

O Sindec é um projeto que está sendo desenvolvido pelo Ministério da Justiça em todo o Brasil . O Ministério assume os custos da informatização, do software, e foi exigida dos Procons estaduais apenas a adequação do prédio para a instalação do sistema.

Atualmente dez estados já estão integrados ao Sindec: Acre, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Pará, Minas Gerais, Paraíba, Tocantins, Rio de Janeiro e Mato Grosso. Mas o sistema já se prepara para receber Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul.

 

TV Morena